Taxa Selic em queda! E agora?

Taxa Selic

A Selic é taxa básica de juros da economia brasileira. Ela serve de norte para nossa economia, desde empréstimos até investimentos. Em agosto de 2022 a taxa chegou a 13,75% a.a. e se manteve assim até a última reunião do COPOM que aconteceu em 02/08/2023 e alterou a Selic para 13,25% a.a.. Agora o Mercado entende que a taxa Selic está em queda.

O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão do Banco Central, formado pelo seu Presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia – a Selic. As reuniões normalmente ocorrem em dois dias seguidos e o calendário de reuniões de um determinado ano é divulgado até o mês de junho do ano anterior.

Na prática, percebemos as variações da Selic quando precisamos de algum empréstimo, realizamos algum investimento atrelado à própria Selic ou ao CDI, ou ainda quando valoramos as empresas baseados nas dívidas delas.

Banco Central manda na Selic? Ele quem provoca a queda ou elevação?

É importante lembrar que a Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação do país. Quando a Selic está elevada, a chamada renda fixa (que nem sempre é fixa) fica muito atrativa para investidores, já que tende a render mais que a média das ações da Bolsa de Valores.

Porém, também sinaliza uma grande oportunidade de investimento em ações, já que estas tendem a ficar mais “baratas”. E pensando no longo prazo, a valorização das ações, geralmente, tem maior potencial que a renda fixa.

Hora certa de comprar ou vender come a Selic está em queda.

Vamos pensar que é muito difícil acerta a “hora certa” de comprar ou vender ativos. Mas, a economia nos dá janelas para tomar essas decisões. Aliado a isso, temos diversos relatórios e analistas que estudam o Mercado para nos dar boas dicas do que podemos especular.

Porém, uma coisa é certa: ninguém consegue prever o futuro. Logo, colha as informações e tome suas próprias decisões, pois o dinheiro é seu. E acredito ser um dinheiro suado demais para perder por não estudar um pouco sobre investimentos.

Qual o melhor preço para comprar com a Selic em queda?

Como eu ia dizendo, agora que a Selic foi reduzida e com tendência de continuar nesse caminho para os próximos meses; o Mercado já começa a “precificar” a renda variável (ações e fundos). Isso significa que a Bolsa de Valores está, em média, ficando mais cara.

Ou seja, ativos que antes estavam com preço negociado menor que seu valor patrimonial (estavam “baratos”), agora começam a chegar ao preço justo, ou até ultrapassá-lo. Podemos verificar esse fenômeno pelo indicador P/VP. Que significa o preço dividido pelo valor patrimonial.

Na prática, quando o resultado dessa conta é menor que 1, significa que o ativo está sendo negociado abaixo do que ele vale, ou seja, está barato. Quando o resultado é maior que 1, indica que o ativo está sendo negociado acima do valor patrimonial, ou seja, está caro. E quando esse indicador apresenta o valor igual a 1, o ativo está sendo negociado no valor justo.

Mas, voltemos a falar da taxa Selic. Para títulos prefixados indexados a Selic, tem-se a possibilidade de lucrar muito com a Marcação a Mercado. Quando se compra o título mais barato (taxa alta) e o vende antes do vencimento quando a taxa estiver mais baixa, ou seja, quando o título está mais caro.

Se você não entendeu ainda, ou não sabe utilizar a Marcação a Mercado a seu favor, saiba que você também pode perder dinheiro se fizer a manobra errada. Se comprar o título a uma taxa baixa e vender quando a taxa estiver maior que a contratada. Nesse caso, ou espere o cenário se inverter, ou leve o título até o final para não perder dinheiro em relação ao valor investido.

Seu objetivo quem manda na parada.

Isso que remete a uma outra questão: para você começar a investir, precisa saber qual o objetivo para o investimento. Dependendo do que você queira fazer com seu dinheiro, e , quando, o tipo de investimento deverá ser o mais adequado.

Imagina você colocar sua Reserva de Emergência em um lugar que só pode tirar depois de alguns anos? Nunca sabemos quando a Emergência vai surgir, logo, um investimento com liquidez diária (pode tirar a qualquer momento) seria a melhor opção para tal objetivo.

Quer saber quais investimentos servem para Reserva de Emergência? Veja esse vídeo aqui:

6 thoughts on “Taxa Selic em queda! E agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *