Ata do Copom revela que corte de juros não deve acelerar

ata do copom define juros

Bota na Ata

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central sinaliza, em ata divulgada hoje (26), que a perspectiva é manter a redução da taxa Selic em 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

Para você que está perdido, na reunião do Copom na última quarta-feira (20), o comitê decidiu reduzir a taxa básica de juros do Brasil em 0,5 ponto percentual. Ou seja, saiu de 13,25% para 12,75% ao ano. Sendo o segundo corte consecutivo, que resultou no menor valor desde junho de 2022.

O que diz a ata?

Tão importante quanto a decisão sobre a taxa Selic noticiada, a ata nos revela dados relevantes sobre os próximos movimentos que são mais prováveis de acontecer em relação ao juro. E essa informação que pode nos ajudar a tomar algumas decisões de investimentos, pensando a média e longo prazo. Quem sabe pensar em uma marcação a mercado?

Olha o que diz o documento do Comitê de Política Monetária:

“Os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. Tal ritmo conjuga, de um lado, o firme compromisso com a reancoragem de expectativas e a dinâmica desinflacionária e, de outro, o ajuste no nível de aperto monetário em termos reais diante da dinâmica mais benigna da inflação antecipada nas projeções do cenário de referência.”

Para ler a ata na integra, basta clicar aqui. É bem interessante verificar como são vários fatores são levados em consideração pelo Copom para elevar, reduzir ou manter a taxa de juros no país. Como por exemplo, os dados do Boletim Focus, cenário internacional no que tange a evolução da inflação, preço do dólar, efeito da guerra na Ucrânia, etc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *