Não chore que acaba bem
Já passei alguns perrengues financeiros em minha vida. Já paguei juros de cartão, juros de especial. Não quero denunciar minha idade, mas peguei o final do uso de cheques e ficava torcendo para o fornecedor não sacar o cheque antes do prazo combinado.
Acho que vários de vocês já passaram por isso. E tenho certeza que muitos ainda estão enrolados com dívidas. Mas, isso não é o fim. Acredite em mim, pois sou uma prova viva que é possível começar uma educação financeira para mudar sua vida para melhor.
10 Dicas que podem dar a você novos rumos
Eu posso te ajudar com algumas dicas de educação financeira, baseadas em fontes confiáveis da internet. Aqui estão 10 dicas que podem te ajudar a melhorar sua relação com o dinheiro e sair das dívidas:
- Anote seus gastos e receitas: é importante saber quanto você ganha e quanto você gasta por mês, para ter uma visão clara da sua situação financeira atual¹².
- Organize suas dívidas no papel ou em uma planilha: faça uma lista de todas as suas dívidas, com os valores, os juros e os prazos de pagamento. Assim, você pode priorizar as dívidas mais caras e urgentes².
- Faça uma reunião em família: envolva seus familiares no seu planejamento financeiro, pois eles podem te apoiar e contribuir para reduzir os gastos e aumentar a renda da casa².
- Corte gastos sem necessidade: evite compras impulsivas, promoções enganosas e despesas supérfluas. Opte por hábitos mais econômicos, como cozinhar em casa, usar transporte público e economizar energia e água²⁴.
- Elimine as dívidas com juros altos: procure quitar as dívidas que têm juros mais elevados, como cheque especial, cartão de crédito e empréstimos pessoais. Essas dívidas podem se tornar uma bola de neve se não forem pagas rapidamente²⁵.
- Negocie com quem deve: entre em contato com os credores e tente renegociar as suas dívidas, buscando condições mais favoráveis, como descontos, parcelamentos e taxas menores. Mostre sua disposição em pagar e cumpra os acordos feitos²⁵.
- Monte a reserva de emergência: depois de quitar as dívidas, comece a guardar uma parte da sua renda para formar uma reserva de emergência. Esse dinheiro deve ser usado apenas em situações imprevistas e urgentes, como doenças, desemprego ou consertos⁴.
- Eduque-se financeiramente: busque aprender mais sobre finanças pessoais, economia e investimentos. Você pode ler livros, assistir séries, fazer cursos e acompanhar notícias sobre o assunto. Quanto mais você se informar, mais confiante e consciente você será nas suas decisões financeiras¹⁴.
- Defina seus objetivos e metas: tenha clareza do que você quer alcançar com o seu dinheiro, seja a curto, médio ou longo prazo. Por exemplo, quitar todas as dívidas, viajar para a Europa, colocar seu filho na escola particular, etc. Estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais para cada objetivo⁴.
- Invista seu dinheiro: depois de organizar suas finanças, poupar e se educar, você pode começar a investir o seu dinheiro em produtos que se adequem ao seu perfil, aos seus objetivos e ao seu prazo. Existem diversas opções de investimentos, desde os mais conservadores até os mais arrojados, que podem fazer o seu dinheiro render mais do que a poupança¹⁴.
Espero que essas dicas sejam úteis para você. Lembre-se que a educação financeira é um processo contínuo e que requer disciplina, planejamento e controle. Se você quiser saber mais sobre o assunto, favorite nosso site trilhadariqueza.com e acompanhe nosso canal no Youtube @negociosgeeks. Até mais! 😊
Fontes acessadas:
(1) Educação financeira: 5 dicas para as finanças e 10 materiais gratuitos. https://www.suno.com.br/guias/educacao-financeira/.
(2) 10 passos para sair das dívidas – Blog Santander. https://www.santander.com.br/blog/como-sair-das-dividas.
(3) Educação Financeira: dicas eficazes para colocar em prática!. https://www.mobills.com.br/blog/educacao-financeira/educacao-financeira-dicas/.
(4) Como sair do ciclo das dívidas | Exame. https://exame.com/invest/minhas-financas/como-sair-do-ciclo-das-dividas/.
(5) Reeducação financeira: o que é e como alcançar – Serasa. https://www.serasa.com.br/carteira-digital/blog/o-que-e-reeducacao-financeira-e-8-passos-para-chegar-la/.