Finança Familiar: como começar

Família indo às compras

Você como responsável de uma família pode já ter passado por alguma dificuldade financeira e se sentiu culpado(a) por não não conseguir prover algo para os seus. Vamos entender um pouco sobre como ter uma finança familiar equilibrada. E quais benefícios esse exercício vai trazer para sua vida.

O que é finança familiar equilibrada?

É a forma de cuidar do dinheiro da sua família de maneira saudável, sem gastar mais do que se ganha. Mas, afinal, por que é importante ter uma finança familiar equilibrada?
Ter uma boa gestão do dinheiro ajuda a economizar e ter mais tranquilidade financeira. Assim, vocês podem realizar sonhos como viajar, comprar uma casa ou ainda um carro novo.

Como ter uma finança familiar equilibrada?

É importante saber quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai todo mês. É preciso ter uma lista de despesas fixas, como contas de água, luz e escola, e despesas variáveis, como saídas para brincar e comer fora. Depois, é preciso verificar se as despesas estão dentro do orçamento da família. Se não estiverem, é hora de pensar em formas de gastar menos, como fazer compras no supermercado com lista de compras ou escolher um parque público para brincar em vez de ir ao cinema.

 

O que fazer com o dinheiro quando conseguir guardar?

Muitas pessoas pensam em guardar dinheiro na poupança, mas há muito tempo ela não rende o suficiente para que se tenha um ganho real. Ou seja, não rende de forma a te ajudar a ter mais dinheiro no futuro acima da inflação ou se mostra melhor que outros investimentos mais seguros. Antes de pensar em onde colocar seu dinheiro, deve pensar por qual motivo você está guardando. Por exemplo: se você quer viajar em uma data específica, precisa procurar investimentos prefixados que vençam antes da data de sua viagem como CDB, Tesouro Direto Prefixado, LCI ou LCA. Nunca coloque dinheiro em um investimento de Renda Variável se você tem um objetivo com data definida de médio ou curto prazos. Imagina que você tenha que sacar o dinheiro antes da data pré definida e seu investimento em ações, por exemplo, esteja em momento de baixa (valendo menos que quando comprou). Isso pode te dar prejuízos, mas não porque ações são ruins e sim por conta do seu objetivo para o dinheiro não estar alinhado com o investimento adequado.

 

Reserva de Emergência

Além de investir em ativos diversificados, é muito importante ter uma reserva financeira para qualquer emergência que possa surgir. E acredite, isso te faz dormir muito melhor a noite. Lembra que falamos sobre objetivo e investimento adequado? Então, quando se pensa em Reserva de Emergência, estamos falando de um dinheiro que você tenha como retirar rapidamente (mesmo dia ou no máximo no primeiro dia útil depois da solicitação). Essa condição já aponta para investimentos com uma característica muito importante: liquidez diária. Ou seja, que rende todos os dias e você pode tirar sem perder dinheiro. Isso não é recomendação de compra, mas indicação de estudo. Para Reserva de Emergência você pode pesquisar sobre o Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI.

 

Frutos de uma vida financeira equilibrada

Ter uma finança familiar equilibrada é muito importante para ajudar a economizar e realizar os sonhos da sua família. É preciso saber quanto dinheiro entra e sai, ter uma lista de despesas definida e verificar se está tudo dentro do orçamento. Não tenha medo de conhecer seus gastos, pois dessa forma você poderá gastar de forma consciente e, com disciplina terá mais dinheiro no futuro para gastar. Fazendo o que conversamos aqui, você e sua família vão poder ter mais tranquilidade financeira e realizar coisas legais juntos.

Boa sorte e boa economia!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *