Fundos Imobiliários: é agora?

fundos imobiliários

Fundos Imobiliários, ou FII, são uma forma de investir em imóveis sem ter que comprar um diretamente. Eles funcionam como fundos de investimento que reúnem recursos de vários investidores e aplicam em diferentes tipos de imóveis, como shoppings, escritórios, galpões, hospitais, hotéis e até mesmo títulos relacionados ao mercado imobiliário.

Onde comprar?

Os fundos imobiliários são negociados na bolsa de valores (B3) e podem ser comprados e vendidos como ações.

Para comprar fundos imobiliários, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores e acesso ao home broker, que é a plataforma de negociação online. Lá, você pode pesquisar os fundos disponíveis, ver seus históricos de rentabilidade, dividendos e valorização, e escolher os que mais se adequam ao seu perfil e objetivos. Depois, é só enviar uma ordem de compra com o código do fundo, a quantidade de cotas e o preço que você está disposto a pagar. A ordem será executada quando houver um vendedor que aceite as mesmas condições.

Você também pode comprar fundos imobiliários por meio de ofertas públicas, quando os fundos lançam novas cotas no mercado para captar recursos. Nesse caso, você deve reservar as cotas que deseja comprar e aguardar a data de liquidação.

Quanto custa para ter Fundo Imobiliário na carteira?

O valor mínimo para investir em fundos imobiliários depende do preço das cotas de cada fundo e da quantidade que você deseja comprar. Na bolsa de valores, é possível investir em fundos imobiliários a partir de uma única cota. Isso significa que, com quantias inferiores até a R$ 100, já é possível começar a aplicar nessa modalidade. No entanto, é importante considerar também os custos de corretagem e emolumentos que são cobrados pela corretora e pela bolsa a cada operação de compra ou venda de cotas. Esses custos podem variar de acordo com a corretora escolhida e o tipo de plano contratado.

A graça dos Fundos Imobiliários são os dividendos.

Os investidores recebem uma parte dos rendimentos dos imóveis, chamada de dividendos, que são isentos de imposto de renda. Além disso, os fundos imobiliários podem se valorizar ao longo do tempo, gerando ganhos de capital para os cotistas. Os dividendos são calculados com base na receita líquida dos aluguéis dos imóveis e são distribuídos periodicamente aos cotistas, geralmente todo mês. O valor dos dividendos pode variar de acordo com a ocupação, a inadimplência e a renegociação dos contratos dos imóveis.

Pode ser uma ótima opção para diversificar.

Os fundos imobiliários são uma alternativa para quem busca diversificar sua carteira de investimentos, ter uma renda passiva mensal e participar do mercado imobiliário com menos burocracia e custos.

 

One thought on “Fundos Imobiliários: é agora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *