Entendendo Renda Extra
Renda extra é o dinheiro que você ganha além do seu salário ou rendimento principal. É uma forma de complementar a sua renda e alcançar seus objetivos financeiros mais rápido.
Renda Extra e sua Educação Financeira
Para investir com renda extra, você precisa ter um planejamento e uma estratégia de acordo com o seu perfil e os seus objetivos. Não adianta fazer renda extra se você não tiver educação financeira e gastar tudo o que ganhar. Você precisa ter controle sobre as suas finanças e saber como economizar, poupar e investir o seu dinheiro.
Fontes de Renda Extra
Existem várias fontes de renda extra que você pode explorar, dependendo das suas habilidades, do seu tempo disponível e do seu interesse. Algumas das principais são:
- vender produtos ou serviços pela internet,
- dar aulas particulares,
- fazer trabalhos freelancer,
- alugar um espaço ou um bem que você não usa,
- participar de pesquisas remuneradas, entre outras.
Dá para lucrar
O quanto você recebe em cada uma delas vai depender de vários fatores, como a demanda, a qualidade, a concorrência e a sua divulgação. Mas é possível ganhar desde algumas centenas até alguns milhares de reais por mês com renda extra.
Onde divulgar seu trabalho
A melhor rede social para divulgar a sua renda extra vai depender do tipo de produto ou serviço que você oferece, do público que você quer atingir e da forma que você quer se comunicar. Não existe uma resposta única para essa pergunta, mas é importante que você conheça as características, vantagens e desvantagens de cada rede social e escolha aquela que mais se adapta ao seu negócio.
Por exemplo, se você vende produtos artesanais, pode usar o Instagram para mostrar o seu trabalho e criar uma conexão com os seus seguidores. Se você dá aulas particulares, pode usar o Facebook para divulgar o seu currículo e os seus resultados. Se você faz trabalhos freelancer, pode usar o LinkedIn para mostrar o seu portfólio e buscar oportunidades.
Tenho que ter dinheiro para começar?
Para começar a fazer renda extra, nem sempre é preciso fazer algum investimento. Muitas vezes, você pode usar os recursos que já tem, como o seu conhecimento, o seu computador, o seu celular ou a sua casa. Mas se você quiser aumentar o seu potencial de ganhos, pode ser interessante investir em algum curso, ferramenta, equipamento ou plataforma que te ajude a melhorar o seu desempenho e a alcançar mais clientes.
Investir a renda extra
O percentual da renda extra que você separa para investir vai depender do seu orçamento e dos seus objetivos. Mas uma boa regra é seguir a proporção 50-30-20: 50% da sua renda extra para as suas despesas essenciais, 30% para os seus gastos pessoais e 20% para os seus investimentos. Assim, você consegue equilibrar as suas finanças e ainda fazer o seu dinheiro render mais.
Claro que se você já tem um renda principal e consegue fazer a proporção 50-30-20 nela, a sugestão é que use 70% da sua renda extra para investir. E 30% para gastos pessoais. Essa escolha é interessante, pois quanto mais você investir ao longo do tempo, mais os juros compostos trabalharão a seu favor.
Renda extra é uma alternativa
Não há dados oficiais sobre quantas pessoas no Brasil fazem hoje renda extra, mas estima-se que seja um número crescente, principalmente por causa da crise econômica, do desemprego e da pandemia. Muitas pessoas recorrem à renda extra como uma forma de sobreviver ou de melhorar a sua qualidade de vida.
Ao infinito e além
Você não tem que ter vergonha de fazer renda extra. Pelo contrário, você deve ter orgulho de buscar novas oportunidades e de se esforçar para conquistar os seus sonhos. Fazer renda extra é uma prova de que você tem iniciativa, criatividade e determinação. Além disso, é uma forma de desenvolver novas habilidades, ampliar o seu network e aumentar o seu conhecimento.