Estragos e Prejuízos causados pelo furacão Milton
Os moradores da Flórida estão começando a avaliar os estragos causados pela passagem do furacão Milton, que resultou em danos estimados em bilhões de dólares. Muitas comunidades ainda enfrentam a falta de energia elétrica, dificultando a recuperação. As autoridades locais estão trabalhando intensamente para restaurar os serviços essenciais e auxiliar as vítimas da tempestade.
A limpeza da destruição causada pelo furacão Milton foi lenta no sábado, com estradas em alguns condados ainda intransitáveis, recursos escassos para alguns evacuados que retornam para casa e a energia sendo restaurada apenas gradualmente.
Milton atingiu a Flórida como um furacão de categoria 3 na noite de quarta-feira e atingiu o leste do estado, causando estragos antes de se espalhar pelo Atlântico. Embora a área de Tampa Bay tenha sido poupada de tempestades potencialmente catastróficas, os ventos fortes e as chuvas de Milton deixaram destruição em seu caminho e desencadearam tornados mortais longe de terra firme. Autoridades disseram que pelo menos 17 pessoas foram mortas em toda a Flórida. Relatos de danos ainda estão chegando.
A Casa Branca anunciou no sábado que o presidente Joe Biden aprovou na sexta-feira uma declaração de desastre na Flórida que liberará financiamento federal para as pessoas afetadas por Milton em mais da metade dos condados do estado. Isso inclui subsídios para moradia temporária, reparos residenciais e empréstimos, disse a Casa Branca.
Flórida Power & Ligth trabalha para restaurar a energia na Flórida na noite de sexta-feira. Mike Lang / Sarasota Herald-Tribune
As áreas que acabavam de se recuperar do furacão Helene voltaram ao caos. Em todo o estado, cerca de 1,5 milhão de residências e empresas permaneceram sem energia na manhã de sábado, abaixo dos mais de 2 milhões do dia anterior. Aqueles que ainda não sabiam estavam à procura de gelo – um bem difícil de encontrar – para salvar a comida nos seus frigoríficos.
Em Tampa, Sarasota e São Petersburgo, os moradores estavam esperançosos de que uma grande escassez de gasolina na região após Milton diminuiria no fim de semana com a promessa de entregas de combustível e a reabertura dos portos. Posto de gasolina após posto de gasolina com bombas de combustível ensacadas com lixo cumprimentava pessoas com agulhas já no E. No raro posto de gasolina, filas de carros se estendiam por quase 3 quilômetros estrada abaixo.
Alguns dos centros turísticos do estado, incluindo Walt Disney World e Universal Orlando, reabriram na sexta-feira, juntamente com Porto Canaveral para cruzeiros e tráfego de carga.
No sábado, no condado de Flagler, na costa leste do estado, as autoridades instaram os mais de 130 mil residentes a permanecerem fora das estradas e a minimizarem o uso de água corrente em emergências apenas porque as estações de tratamento estavam lotadas. Lá, a Guarda Aérea Nacional da Flórida voltava para distribuir refeições prontas no sábado.
“Evite quaisquer linhas de energia derrubadas e áreas inundadas ou carregadas de detritos que possam estar escondendo as linhas derrubadas”, disse o condado em uma atualização – conselho ecoado aos residentes de todo o estado.